Moçambique já não irá sediar a 8ª edição do Campeonato Africanos de Futsal por falta de condições para acolher a prova, segundo revelou uma fonte da Federação Moçambicana de Futebol. O evento estava agendado para ter lugar em Maputo, em Abril próximo, porém o nosso país não reúne condições em termos de infraestruturas para acolher a prova.
Em Outubro último uma delegação da Confederação Africana de Futebol (CAF) visitou a capital moçambicana com o intuito de avaliar as condições para que o país acolha a prova, tendo aprovado as condições gerais (hotéis, alimentação, serviços de saúde entre outros) para a realização do evento, tendo inclusive visitado os pavilhões desportivos locais, visando identificar instalações adequadas para a realização dos jogos e treinos durante a competição continental.
É neste último ponto que Moçambique recebeu nota negativa, visto que nenhum pavilhão se apresentava em condições para acolher o CAN 2024 de Futsal, tendo se levantado a hipótese de se reabilitar o pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane para a realização dos jogos do Campeonato Africano.
Para o efeito, seria necessário o investimento de cerca de 500 mil dólares americanos (cerca de 32.5 milhões de Meticais) para a melhoria do pavilhão da UEM que necessita de intervenções no seu tecto, balneários, piso entre outros pontos, investimento este ao qual a FMF não está em condições de efectua-lo.
Devido a esta situação Moçambique acabou por desistir de acolher o evento, passando a organização para o Marrocos, segundo informou a nossa fonte. Por via desta desistência, Moçambique vai ter que disputar a fase de qualificação da prova, sendo que o sorteio recentemente realizado indica que a Zâmbia é a oponente do nosso país nesta etapa de apuramento.
No primeiro confronto, a equipa nacional receberá o conjunto zambiano de 2 a 4 de Fevereiro, jogando em Lusaka nos dias 9 a 11 do mesmo mês. Os campeões Marrocos, Egipto e Angola têm entrada automática na fase final, juntamente com os vencedores dos cinco jogos disputados em casa e fora. A fase de qualificação contará com um total de 10 nações em busca de um lugar na fase final.
QUADRO DE JOGOS:
Moçambique-Zâmbia;
Namíbia-Tanzânia;
Líbia-Argélia;
Gana-Costa do Marfim;
Camarões-Mauritânia